Brasao160h.png
Lendas e tradições PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Em Roriz como em todos as terras espalhadas pelo nosso país existem lendas e muitas delas falam de mouras encantadas e encantamentos.

Segundo alguns escritos. fora do perímetro da cidade de Santo Tirso, mas junto a ela sobre a cordilheira de Monte Córdova, há um lajedo com um orifício, que alvoroçou a imaginação dos maníacos de riquezas enterradas. Também ali na Bouça do Cousa, rebenta um borbotão de água, a que se dá o nome de fonte Mouros.

É nas proximidades da Citânia de Roriz que se desenrola uma lenda, que tem ramificações populares em outras localidades do reino. É a lenda do Picôto do Pai:

"Segundo ella, quando antigamente os pais passavam a ser boccas inuteis em razão da sua idade avançada, os filhos punham-nos sobre um carro, e levam-nos do Picôto, onde os deixavam ficar com uma manta e uma borôa de pão, para ali acabarem seus dias sem que fossem pesados a ninguém."
 
A Juventude no Domingo antes do S. João, colocam no átrio da Igreja o maior numero de vasos de flores que conseguem arranjar durante a noite.
 
Junta de Freguesia de Roriz © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por EVOLUA