Brasao160h.png
Notícias
Agradecimento de Sara Moreira PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

AS PALAVRAS DA CAMPEÃ SARA MOREIRA

"Olá a tod@s. Não é fácil escrever-vos como Campeã da Europa, queria dizer-vos tanta coisa... Estou muito feliz, este foi o ponto alto da minha carreira, sempre acreditei ser possível chegar até aqui e encontrei pessoas maravilhosas durante o meu percurso que me fizeram crescer, aprender e acreditar ainda mais em mim. O dia de hoje ficará sempre na minha memória, pois trabalhei e lutei muito para chegar até aqui. É tempo para disfrutar desta medalha e pensar nos próximos desafios. O vosso carinho, o vosso apoio e reconhecimento deixam-me ainda mais feliz e realizada. Beijinho no vosso coração.


Não desistam nunca de lutar pelos vossos sonhos, eles podem tornar-se reais."

 

 
Obrigada Sara Moreira PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

OBRIGADA SARA MOREIRA – nossa conterrânea.

Uma estrondosa VITÓRIA suada, coloca o povo de Roriz em lágrimas. Levou a bandeira Portuguesa ao lugar mais alto dos pódios.

Estivemos presentes, eu Jorge Leal, Presidente da Junta de Freguesia de Roriz e Sr. Moisés, Tesoureiro no aeroporto Sá Carneiro para a receber. Oferecemos um ramo de flores e agradecemos a alegria que ela nos proporcionou. Estamos orgulhosos pela conquista do ouro e ainda mais por ela ser Rorizense.  Obrigado.

Também não nos podemos esquecer de agradecer à nossa também conterrânea, Ercília Machado, pela sua participação e luta que deu, também no mesmo campeonato europeu em Gotemburgo.

A nossa Terra – Vila de Roriz, está de Parabéns.

 

 
Passeio dos Idosos 2012 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

6º Passeio Sénior Roriz

 

09 Junho de 2012

 

 

  

Avessadas - Marco de Canaveses

 

 

 

Inscrições : De 07 de Maio a 18 de Maio

 

è 08h30 - Partida

è Passagem por Entre os Rios

 

è 10h00 - Paragem em Alpendorada - Visita ao Museu da Pedra e Convento de Alpendurada

 

è 12h00 - Almoço e Lanche no Parque de Lazer Nossa Senhora do Castelinho - Avessadas

è 14h00 – Animação

 

è 18h30 – Visita ao Santuário do Sameiro - Penafiel

 

 

è 20h00 - Chegada a Roriz

 

 

 

Se tem + de 65 anos ou é reformado inscreva-se gratuitamente na Junta de Freguesia de Roriz.

Os acompanhantes pagam 5 €.

 

 

 

 

 
Festas da Vila de Roriz PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 
Centro Escolar da Costa - Roriz PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Inauguração do Centro Escolar da Costa - Roriz

 

Inauguração do Centro Escolar da Costa - Roriz
Inauguração do Centro Escolar da Costa - Roriz
06-10-2011

Na presença do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, foi inaugurado no dia 5 de Outubro (feriado), o Centro Escolar da Costa, em Roriz, cuja construção implicou um investimento de 1, 3 milhões de euros.

O edifício do novo estabelecimento de ensino está organizado basicamente num só piso e é constituído por quatro unidades construtivas diferentes: Uma integra quatro salas de aula para os alunos do 1º ciclo, sanitários, arrumos de material didático e de limpeza; a outra incorpora o átrio, a biblioteca, o polivalente e a cozinha; uma terceira unidade construtiva inclui toda a área do pré-primário com duas salas de atividades e respetivos sanitários, enquanto a quarta articula os dois átrios e o polivalente.

O novo Centro Escolar da Costa, em Roriz, é frequentado por 127 alunos (82 no 1º Ciclo do Ensino Básico e 45 no Pré-Escolar) sob coordenação de dez professores (seis afetos ao Ministério da Educação e quatro contratados pela Câmara Municipal de Santo Tirso para dar apoio às atividades extra curriculares como o inglês, a música, a atividade física e as artes plásticas) e o apoio de oito funcionários.

Depois de descerrada a placa inaugural e benzidas as novas instalações pelo reverendo Padre Eugénio (pároco de Roriz), seguiu-se uma pequena cerimónia oficial constituída por dois momentos musicais protagonizados por professores alunos, seguidos pelas intervenções do presidente da Junta de Freguesia de Roriz, Jorge Leal, do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, e do Secretário de Estado, João Casanova de Almeida. Na assistência, para lá dos muitos populares presentes, destacavam-se o director regional da DREN, duas Deputadas da Assembleia da República, vários Vereadores e diversos Autarcas do concelho.

Para Jorge Leal, “o novo centro escolar passou de uma necessidade absoluta para um dos melhores equipamentos do género no Concelho de Santo Tirso”. Segundo o autarca, o novo estabelecimento de ensino “está bonito e bem equipado e vai assegurar o futuro das nossas crianças”, concluiu.

Depois de abordar sem quaisquer subterfúgios “a questão do atraso na obra” - por falência do primeiro construtor e pela necessidade de abrir novo concurso e dar cumprimento a todos os trâmites legais - Castro Fernandes mostrou-se satisfeito pela inauguração do Centro Escolar de Roriz acontecer simbolicamente “no dia em que celebramos o advento da República”. “Estão de parabéns as populações de Roriz mas também de S. Martinho do Campo”, porque cedo perceberam “que o encerramento de algumas escolas não era um retrocesso”, na medida em que os seus alunos “seriam transferidos para escolas mais modernas e melhor equipadas como se pode constatar hoje”. Este novo centro escolar, adiantou, “valoriza o ensino público e demonstra que para nós [câmara municipal] a Educação continua a ser uma prioridade”, dando conhecimento aos presentes e especialmente ao Sr. Secretário de Estado, dos muitos investimentos – mais de 11 milhões de euros - que estão a ser feitos no âmbito da “Carta Educativa” e que já estão concluídos como seja o Centro Escolar de S. Bento da Batalha (Santo Tirso), o Centro Escolar do Areal (S. Miguel do Couto), a Escola de Cabanas (Monte Córdova), o Centro Escolar de Arcozelo (Água Longa), o Centro Escolar da Costa (Roriz) e a EBI de S. Tomé de Negrelos. E deu conta de mais dois centros escolares: Um para Sequeirô (em fase de arranque) e outro para S. Cristina do Couto-Ermida (em fase de adjudicação). O presidente da Edilidade Tirsense também não se esqueceu de abordar os grandes investimentos feitos na requalificação das escolas secundárias de Tomáz Pelayo (já concluídas) e de D. Dinis (em curso). “E brevemente”, concluiu, “pensamos arrancar - com a comparticipação do Estado, naturalmente, - na requalificação das escolas básicas do 2º e 3º Ciclos: S. Rosendo e a de Vila das Aves”.

Na sua intervenção o Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, começou por classificar o novo equipamento escolar de “sóbrio e moderno mas sem megalomania”, ou seja, “pronto a disponibilizar as melhores condições de trabalho a quem vai usufruir da mesma” e congratulou-se “por ver tantos pais e encarregados de educação presentes”. Importa, recordou, “dar maior valor social à educação”, facultando às nossas crianças e jovens “as melhores ferramentas para enfrentar os difíceis desafios da actualidade”. João Casanova de Almeida reforçou ainda a ideia de que, neste momento difícil, “saibamos entender o que é possível fazer” sem nunca deixar de pensar que “os momentos de crise também podem ser momentos de oportunidade”, bastando para isso, “estar do lado da solução, do lado dos que fazem”. Mais adiante, e porque no dia 5 de Outubro também se assinala o Dia Mundial do Professor, o Governante apelou para que “saibamos reconhecer o seu trabalho e a respeitar as suas funções, valorizando o seu papel na sociedade”.



 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
Junta de Freguesia de Roriz © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por EVOLUA