Mosteiro de Singeverga

O mosteiro de Singeverga é um mosteiro beneditino que está situado na freguesia de Roriz, concelho da Santo Tirso, distrito do Porto, numa das mais férteis e encantadoras regiões entre-Douro-e-Minho (Norte de Portugal), denominado como “vale do Ave”.
O edifício principal do Mosteiro – Igreja, Sala do Capítulo, celas monásticas, claustro – foi construído entre 1954-1957.
Em 1992, para assinalar o centenário da sua fundação, construi-se mais uma ala, na área do segundo claustro, onde se encontra atualmente a biblioteca do Mosteiro.
Apenas 50% do projeto inicial, do arquiteto Alberto da Silva Bessa, se encontra construído.
Mosteiro de Santa Escolástica

Fundado pelo Mosteiro de Betânea, o Mosteiro de Santa Escolástica, está situado em Roriz, no limite norte da diocese do Porto, concelho de Santo Tirso. O mosteiro situa-se num vale verde, circundado de montes, onde se cultiva predominantemente a vinha, o milho e as árvores de fruto.
O mosteiro tem uma hospedaria onde acolhe todos aqueles que queiram passar alguns dias partilhando a sua vida de Oração e trabalho. Desde 1952, as irmãs dispensam cuidados médicos e sociais à população de Roriz.
Mosteiro de Roriz – Igreja de S. Pedro de Roriz

As origens da Igreja de Roriz são explicadas por várias versões. Alguns autores afirmam que a data da sua fundação situa-se no século XI, enquanto que outros afirmam que a sua origem teve início na Reconquista Cristã, século VIII. De qualquer modo o primeiro documento que atesta a sua existência data de 1096. É um monumento de arquitetura maioritariamente românica, tendo sida classificada como monumento nacional em 1910, beneficiando de obras de restauro em 1983 pela Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais.
Capela de S. João

Na Rua de Sandim fica a capela de S. João, cuja singela arquitetura nos parece remeter para as centúrias quinhentistas. Na frontaria abre-se simplesmente liso em arco redondo, flanqueado por um púlpito. Não existem muitas informações sobre a construção desta, pois só existem documentos a partir do ano de 1960. Para que esta capela tivesse sido restaurada, a comissão do culto de Roriz pediu a cooperação dos senhores proprietários da casa de S. João, vizinha desta capela, e residentes na Vila de São Martinho do Campo.
Capela de Santa Maria de Negrelos

Esta capela é a antiga igreja paroquial da freguesia e é maioritariamente em estilo românico. O edifício é constituído por um alpendre que está suportado por dois grossos pilares e muitas outras colunas mais finas. A classificação reporta-se à pintura a fresco do séc. XV, que representa a Assunção de Nossa Senhora.
Esta capela só foi anexada a Roriz quando existia a Companhia de Jesus. Dentro desta capela existe uma bela imagem da Virgem, que á qual se faz uma festa em sua honra no dia 15 de Agosto, nela ainda existe a pia batismal.